Programa





Um novo tempo - por um CAA forte e humanizado

Chapa:   Profa Dra. Kátia Calligaris Rodrigues (Diretora)
              Profa. Dra. Silvana Medeiros Costa (Vice-Diretora)


Programa de trabalho

A abertura de um processo eleitoral para a escolha de dirigentes para o Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE se constitui de suma importância para refletirmos sobre qual o papel da Universidade na formação de profissionais para o mundo do trabalho e como cidadãos críticos. Neste sentido, torna-se fundamental que exista um projeto político-pedagógico que seja capaz de articular as diversas instâncias dessa formação, dando conta de abordar com solidez o domínio de sua área de conhecimento, as questões da profissionalidade e da identidade profissional, ao lado da construção de valores morais, éticos e de práticas democráticas e cidadãs, de maneira concomitante e com igualdade de importância.

Objetivando contribuir com a construção desse projeto, tomamos a iniciativa de apresentar uma chapa para concorrer à eleição da direção do Centro Acadêmico do Agreste, a qual está pautada, principalmente, na necessidade de vivenciarmos uma gestão que trabalhe em consonância com as inúmeras necessidades do CAA, que esteja à frente das demandas, agindo de forma transparente, possibilitando a participação de todos os representantes da comunidade nas principais decisões, mas, sobretudo, que se empenhe de forma ativa para a melhoria das condições de trabalho e de vida no CAA para professores, estudantes e funcionários.

Desta forma, buscamos construir uma plataforma pautada em ações propositivas que visem à melhoria de condições de estudo e de trabalho no Centro, que viabilizem a participação de todos nos diversos nichos decisórios e que propiciem a construção, em conjunto com a comunidade, de um projeto de Centro Acadêmico que nos permita a realização de sonhos profissionais e pessoais. Assim sendo, contamos com a colaboração de docentes, discentes e pessoal técnico-administrativo na elaboração das propostas a seguir:

Gestão comprometida e protagonista a fim de garantir

A- Uma gestão democrática e participativa

    • Criação de um Fórum Educacional, de caráter permanente, para discussão/reelaboração do projeto Acadêmico do CAA, com a representação da comunidade do CAA e da comunidade do entorno (Caruaru e outros municípios do Agreste Pernambucano), com caráter propositivo para os rumos do Campus, estabelecendo vínculos de compromisso mútuo.
    • Criação de conselhos gestores (representativos) para atuar na(o)
        • Elaboração do Regimento do CAA.
        • Acompanhamento e encaminhamento das demandas de expansão física e de infraestrutura do Campus.
        • Acolhimento e encaminhamento das demandas relacionadas à qualidade de trabalho e de vida para docentes, discentes, pessoal técnico-administrativo e terceirizados que atuam no Campus.
    • Criação de canais de comunicação entre a direção, docentes, discentes, técnicos-administrativos e terceirizados para
        • Elaboração, implementação e manutenção de processos de comunicação entre a direção e a
comunidade do CAA, propiciando que todos tenham acesso aos rumos que o Campus toma e também possam se manifestar, através da criação de jornais, boletins informativos, sessões de conversas e diálogos.

B- A ampliação do acesso e da melhoria da qualidade de ensino, da pesquisa e da extensão
    • Criação de cursos diurnos para ampliar as vagas existentes e atender às necessidades de alunos que reivindicam essa modalidade.
    • Construção de salas de aula adequadas ao número de alunos e à qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem.
    • Adequação da distribuição dos espaços físicos por curso, a fim de garantir a maior proximidade das salas de aula de um mesmo curso, viabilizando a construção de uma identidade para cada curso e melhorando o trabalho realizado pelos professores.
    • Apoio à melhoria de condições de trabalho de pesquisa e extensão aos professores, ampliando o alcance e a qualidade do sinal de Internet e de telefonia celular para todo o Campus, telefonia fixa, biblioteca, salas de pesquisa, laboratórios, equipamentos etc.
    • Fortalecimento da interação entre o CAA e a sociedade, consolidando ações e buscando apoios para a pesquisa e extensão.
    • Incentivo à articulação com instituições de fomento para apoio à pesquisa e com outras universidades.
    • Criação do Observatório da Administração Pública

C- Melhoria das condições de infraestrutura física, de recursos humanos e de convivência do CAA
    • Elaboração, implementação e acompanhamento de plano de melhoria do acesso ao CAA, incluindo questões de transporte público, pavimentação da área externa e acessibilidade.
    • Ampliação do espaço físico com salas para as coordenações dos Núcleos, as coordenações dos cursos e os professores.
    • Atuação das coordenações, de Núcleos e Cursos, com infraestrutura de pessoal, salas apropriadas, equipamentos (informática, Internet e telefonia) e suprimentos.
    • Salas para professores com qualidade de sinal de Internet e infraestrutura de telefonia e informática, e suprimentos.
    • Condições de acesso ao Campus, melhorando as vias de acesso e garantindo acesso aos bolsões de estacionamento dentro do Campus.
    • Construção de espaços para a realização das atividades estudantis ligadas aos centros e/ou diretórios acadêmicos e espaços de convivência equipados com banheiros completos (inclusive chuveiro) e copa.
    • Criação de espaços de convivência que propiciem a integração e recreação do pessoal técnico-administrativo e dos docentes.
    • Ampliação da oferta de serviços de terceiros, objetivando a melhor qualidade e o menor custo em quesitos como alimentação e reprodução gráfica, dentro do Campus.
    • Ampliação do acervo, do espaço físico e da qualidade do atendimento na biblioteca do Campus.
    • Ampliação o número de funcionários técnicos e administrativos no CAA, reduzindo a intensificação do trabalho destes.

D- Apoio às atividades acadêmicas e de assistência estudantil
   • Incentivo à permanência dos estudantes na universidade, visando garantir e melhorar o acesso a(s, ao, aos)
        • Programas de bolsas de assistência estudantil, viabilizando o desenvolvimento da atividade acadêmica dos discentes.
        • Campus, atuando com maior protagonismo frente às prefeituras de Caruaru e das cidades do entorno de forma a garantir um transporte que atenda às necessidades dos discentes.
        • Moradia, viabilizando qualidade de vida para que o discente possa se desenvolver academicamente.
        • Alimentação, ampliando a oferta de preço e qualidade de alimentação dentro do Campus e buscando a instalação do Restaurante Universitário.
        • Internet sem fio, com qualidade de sinal, em qualquer ponto do Campus.
        • Salas de aula para estudo em horários opostos aos das aulas.
        • Aos diversos espaços do Campus, sem haver tratamento discriminatório ou de segregação.

E- Valorização e profissionalização do docente do CAA
    • Apoio à participação em congressos, seminários e outros, agilizando os processos de solicitação de auxílio financeiro e de afastamento e/ ou informando, em tempo hábil, se há pendências.
    • Apoio à formação acadêmica dos docentes, prevendo substituições de professores, caso estas sejam necessárias.
    • Busca de apoio da Reitoria da UFPE para garantir/disponibilizar transporte para os docentes residentes fora da Cidade de Caruaru.
    • Ampliação de vagas para docentes no CAA e realização de concurso público.

F- Valorização e profissionalização do pessoal técnico e administrativo do CAA
    • Foco na qualidade de vida e de trabalho do pessoal técnico e administrativo, buscando garantir
        • Participação representativa e propositiva nos diversos nichos decisórios dos caminhos do CAA.
        • Acolhimento e encaminhamento das demandas de infraestrutura e de organização do trabalho.
        • Participação em eventos e cursos de formação continuada para área de atuação.
        • Realização de seminários de planejamento das ações administrativas do CAA, envolvendo todos os funcionários em atuação e professores e funcionários com cargos de chefia, para analisar e reorganizar as ações.

G- Incentivo à Pós-graduação e outros projetos
    • Ampliação do número de mestrados de acordo com as maiores demandas para a região.
    • Criação de doutorados em cada Núcleo.

Com esta proposta, que está aberta à (re)construção, com objetivo de acolher sugestões que nos permitam somar forças para a edificação de um novo tempo por um CAA forte e humanizado, colocamo-nos como candidata à direção, Kátia Calligaris Rodrigues, e à vice-direção, Silvana Medeiros Costa, do Centro Acadêmico do Agreste, com a certeza de que podemos contribuir para o crescimento da comunidade acadêmica.

5 comentários:

  1. Por um CAA forte e humanizado, valeuuuuu

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  2. Voto na Chapa Kátia/Silvana porque o Programa das Colegas aponta claramente para uma construção coletiva. Este é o ponto. A maioria das ações que uma gestão personalista e burocrática não pode fazer a gestão democrática e participativa tem chances maiores de realizar, inclusive porque podemos errar e acertar juntos, com responsabilidade e com humildade. O processo decisório submetido às instâncias coletivas, além de mais eficiente, é mais justo.

    Saudações

    Glaudionor

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  3. O CAA está coberto de Amarelo. Uma minoria inconformada tenta minimizar este fato histórico, associando esta cor com uma doença. Como explicar tamanha sandice política vinda de Educadores? Desespero. Só pessoas desesperadas deixam de discutir programas para difamar as cores do arco-íris.
    O fato é que as cores, também, possuem uma História. O significado de cada cor depende de cada Cultura, entretanto, existe uma representação dominante para a maioria das cores.
    O Vermelho é associado à solidariedade, representação tomada de empréstimo da Revolução Francesa. Contudo, a associação mais freqüente do Vermelho é com o ódio e os cultos satânicos. Imaginem se nós fossemos explorar politicamente a segunda representação. Não o faremos.
    O Amarelo, na maioria das culturas, representa o Sol, no sentido de provedor de luz e calor, e conseqüentemente das colheitas. É assim, que vemos Kátia e Silvana. Duas mulheres capazes de - com nossa ajuda - iluminar (trazendo transparência) e aquecer (humanizando) nosso local de trabalho e de aprendizagem.

    Glaudionor Barbosa

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  4. Voto em Kátia e Silvana porque quero que todos os cursos sejam tratados de forma igualitária, sem privilégios para uns e outros. Quero transparência. Quero que a verba que vem semestralmente da PROACAD para as coordenações sejam destinadas às mesmas. Quero que os processos sejam desengavetados. Quero que haja espaço para todos, igualitariamente. Quero que os docentes dos outros cursos, que não o de formação docente, tenham mais salas, tenham espaço para as coordenações, tenham oportunidade de realizarem eventos de grande porte todo no CAA, como foi o I ENEDAP. O I ENEDAP foi realizado em 3 locais diferentes por falta de apoio da Direção, apesar do apoio total do Professor Anísio Brasileiro e Francisco Ramos. Isso não pode acontecer, afinal, tudo isso só tem a trazer benefícios para o CAA. Agora, depois do nosso Evento, o CAA está conhecido no país inteiro e em parte da América Latina e da Europa. O Campus deve ser o local de realização integral dos eventos de grande porte. Não podemos trabalhar por falta de cartucho, temos de imprimir tudo em casa, diferentemente de outros cursos, que até xerox possuem. Todos os cursos têm de ter condições mínimas de trabalho no próprio CAA. Não podemos usar nossos equipamentos, nossa energia elétrica para que o trabalho funcione. Não podemos assumir funções que não são de professores. Nossa função é ministrar aulas, participar de Encontros, pesquisar e fazer extensão. Não é fazer cotação de material para compra. Não é de imprimir tudo, inclusive as listas de chamada e de provas das cadernetas escolares, principalmente quando temos de fazê-lo em casa. Não podemos, nem devemos, usar nossos celulares para ligações institucionais. Cada sala de professor precisa ter um telefone, principalmente as coordenações. Nisso tudo, nosso salário, que já é baixo, vai se reduzindo ainda mais. Quero o brilho do sol do Agreste no CAA. Quero trabalhar feliz e ver meus colegas, funcionários e alunos felizes. Por isso tudo e muito mais, quero a mudança, voto em Kátia e Silvana.

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  5. Viram no debate de 2a. feira o verdadeiro arquiteto da Chapa 1, o Professor Mariano Aragão, logo na frente? Nélio sempre foi seu Vice! É o continuísmo no CAA. Não se engane, vote em Kátia e Silvana, Chapa 2.

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