sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PRECISAMOS DE LIDERANÇA COM ESPÍRITO PÚBLICO

Caros companheiros, estudantes, funcionários e docentes do CAA.

Foi com grande alegria que recebi a notícia sobre a articulação de iniciativas em torno de uma possível candidatura da companheira Kátia Calligaris para direção do CAA. Venho, então, manifestar minha opinião sobre esse nobre gesto da professora, ao disponibilizar seu nome para catalisar forças que buscam construir um CAA institucionalmente forte, mas humanizado e, por isso mesmo, democrático.

Apesar de nova no CAA, Calligaris não é inexperiente e muito menos desconhecedora dos principais problemas e desafios da instituição. Isso vai ser revelado no momento do debate no espaço público. Aliás, assumir a responsabilidade de uma candidatura já é expressão de que Calligaris conhece um problema crucial para construção democrática da nossa instituição, que é não termos mais de uma chapa concorrendo a direção. Por outro lado, suas referências acadêmicas e ético-políticas a credencia para disputar a direção do Centro, uma vez que este cargo precisa muito mais de uma “liderança” com espírito público, honestidade intelectual e disposição para o trabalho transformador, do que um perfil técnico-gerencial ou conhecedor profundo da nossa decadente burocracia. Do ponto de vista acadêmico é pós-doutora (título bastante significativo) e em pouco tempo na instituição já demonstra expressiva liderança entre seus pares. Do ponto de vista ético-político, o gesto de se colocar a disposição para trabalhar coletivamente a gestão do CAA, revela coragem, desprendimento e responsabilidade.

Todos nós sabemos que com as instâncias colegiadas de decisão que estão sendo criadas e consolidadas em nossa instituição, a experiência técnica de gestão é uma responsabilidade dividida com o Conselho do CAA, Coordenações dos Núcleos e dos Cursos. Nesta perspectiva, precisamos de uma direção que crie as condições para que a gestão se dê de forma democrática. Desta forma, a questão central passa a ser a seguinte: que experiência queremos vivenciar, a partir de agora que podemos escolher nossa representação geral? Acredito que Calligaris representa melhor o desafio de mudarmos profundamente as experiências que vivemos até o momento, catalisando forças criadoras, até agora mal aproveitadas ou mesmo reprimidas, para a realização coletiva da tarefa de democratizar o acesso ao ensino superior, à produção científica e tecnológica na região Agreste de Pernambuco, para o mundo.

Por isso, no momento, quero expressar o meu apoio à candidatura de Calligaris, defendo a tese de que o Centro Acadêmico do Agreste precisa de lideranças com espírito publico, honestidade intelectual e vontade política para enfrentar os problemas e desafios essenciais da nossa unidade acadêmica.

Desde já, agradeço à Profa. Calligaris por ter assumido este desafio de dar voz à estudantes, professores e funcionários do nosso Centro, ávidos por um processo de eleição democrática, onde projetos de Universidade serão apresentados e debatidos.

Declaro assim o meu voto em Kátia Calligaris e me coloco ao inteiro dispor em contribuir para a concretização deste projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário